Reading time: 5 minutes
Antes de começar este artigo, gostaria de fazer algumas ponderações:
Se você fizer uma pesquisa rápida e procurar termos como empreendedorismo digital, trabalhar em casa pela internet, mercado digital, Negócios pela internet e vendas online no Google, você verá que aparecerão milhares de resultados para estes assuntos, confirmando que o empreendedorismo digital cresce à medida que aumenta o acesso à internet;
Pesquisas mostram que até o final de 2.018 51,2% da população mundial tinha acesso a Internet e que aproximadamente 47% fez uso das redes sociais ativamente, podemos seguramente afirmar que Empreender na Internet cada vez mais vale a pena.
Mas não se iluda, também sabemos que não existe possibilidade de ganhar dinheiro fácil sem nenhum esforço como algumas promessas enganosas tem oferecido.
Trabalhar com negócios online requer muito esforço e dedicação, tem que estar disposto a estudar muito seu nicho de mercado e estar ciente que tem que entregar qualidade e muito valor a seus futuros clientes.
Se você estiver disposto a encarar este desafio e se tornar um Empreendedor digital, então separei algumas dicas e informações que irão te ajudar muito na formatação de seu negócio Online, e quais os principais campos de atuação neste nicho.
O que você precisa para ser um empreendedor digital?
Bem, para começar você irá precisar apenas de um computador com acesso à internet e alguma disponibilidade de tempo para se dedicar ao seu novo negócio. Mas, além disso você precisa reunir algumas características fundamentais para você se destacar dos demais concorrentes.
Estudar muito e se especializar no seu negócio
Estudar é fundamental para o sucesso de seu negócio. Mesmo que você tenha razoável conhecimento sobre o nicho de atuação que você escolheu, temos que ter em mente que este mercado está sempre em constante evolução, e exige aprimoramento para podermos acompanhar e superar a nossa concorrência.
Também é muito importante ter foco direcionado em se tornar um especialista no seu nicho, deixando de lado outras ideias e oportunidades que possam aparecer no meio do caminho.
Outra dica importante é você encontrar o equilíbrio entre aprender mais e usar este conhecimento para coloca-lo em prática, ou para implementar mudanças em seu Negócio Online. No início leia pelo menos uma hora de notícias sobre seu mercado diariamente. Com o tempo, você sentirá a necessidade de se especializar em um tema que impacta mais seu negócio.
Ter como meta ajudar pessoas
O empreendedorismo Digital nos dias de hoje, não tem muito a ver com criação de coisas nunca vistas antes, sejam elas digitais ou não, mas sim está muito mais voltado a identificar problemas e oportunidades para apresentar uma solução de impactos positivos para o seu público alvo.
Um bom exemplo disso é o aplicativo “IFOOD”, que identificou uma solução para o problema de quem quer pedir comida sem sair de casa. Uma solução simples, que gerou um grande impacto positivo.
Formas de atuar para quem quer ter seu negócio online
Nos negócios online temos basicamente 5 principais formas de atuação, que você pode exercer de forma individual, algumas em conjunto ou em todas as frentes.
São elas as seguintes:
1.Produtor
O Produtor é o responsável por cria um conteúdo para ser consumido online. Para ser um Produtor, basta que você tenha um conhecimento sobre determinada área ou assunto que seja útil para outras pessoas e queira compartilhá-lo.
Esse conteúdo pode ser produzido em vários formatos: E-Books, podcast, vídeo aulas, mentorias.
2.Afiliado
O Afiliado é o profissional que divulga o produto de terceiros em troca de comissões por cada venda realizada. Essa profissão é bastante recomendada para quem já tem uma influência online mas não quer criar um conteúdo próprio, no caso dos produtos digitais, nem gerenciar estoque, no caso de produtos físicos.
3.Influenciador digital
O influenciador digital é considerado como a profissão do momento, pois não tem limite de idade nem de nichos de atuação. Você pode ter um blog ou um canal no Youtube sobre alimentação saudável, (apenas um exemplo) e fazer parcerias com marcas que tenham interesse em atingir sua audiência.
Além das parcerias, esses profissionais conseguem ganhar dinheiro com anúncios veiculados na plataforma Google (Google Ads). Nessa forma de monetização, mais importante que a quantidade de seguidores é a quantidade de visualizações que você recebeu em sua página ou vídeo.
4.E-commerce
O e-commerce é um tipo de comércio realizado online. Ao contrário dos produtos digitais que citamos anteriormente, os produtos vendidos online em lojas virtuais não são consumidos pela internet, e sim entregues na casa do consumidor.
Este é um mercado que vem crescendo bastante, acompanhando as mudanças nas tendências de compras Mundiais.
5.Startups
As startups são um ótimo exemplo de negócio que pode começar online e posteriormente, migrar para um ambiente físico caso o seu crescimento demonstre essa necessidade. Para uma startup ser bem sucedida é preciso antes de mais nada, identificar um problema recorrente, para propor uma solução simples de entender e de colocar em prática. Caso contrário as pessoas não terão muito interesse em utilizá-la.
Como dono de startup, você também pode desenvolver uma variedade de produtos, como software, aplicativos, serviços, isso dependerá muito do tipo de problema que você soluciona e do perfil do consumidor que quer atingir.
Conclusão
Resumindo, temos muito campo para atuar no Empreendedorismo digital, não faltam opções, tudo depende de seu empenho e determinação para alcançar bons resultados.
Se você realmente quiser criar um negócio online, eu recomendo o treinamento Fórmula Negócio Online, lá você vai aprender o passo a passo para montar seu negócio de sucesso.
–Clique aqui para conhecer o treinamento.
Espero ter contribuído para sua decisão de empreender no mercado online.
Um forte Abraço