Reading time: 5 minutes
Toda empresa tem por meta alcançar resultados e lucros com suas atividades. Para esse processo se concretizar são necessários recursos para suprir as necessidades do empreendimento, como cumprir obrigações, manutenção das atividades, contratação de pessoal e aquisição de matéria prima.
Além disso, também é necessário prever volumes de entradas e saídas de recursos em determinados períodos do mês ou ano.
Para organizar e ter disponibilidade destas informações, o empreendedor conta com uma ferramenta de fácil aplicação e muito eficaz na administração de seu negócio, o Fluxo de Caixa.
Nele podemos organizar as informações e prever a flutuação dos recursos e as melhores estratégias de datas de pagamentos e recebimentos.
O que é Fluxo de Caixa
O Fluxo de Caixa é uma ferramenta simples, mas de extrema importância no controle financeiro do empreendimento. Sua função é demonstrar os valores de recebimentos, pagamentos e saldos de recursos financeiros da empresa em um determinado período.
A sua adoção é prática, pois partindo de um saldo existente nas contas de caixa e bancos da empresa, se registra as movimentações e as classifica conforme elas ocorrem, tendo ao seu final, informações necessárias e fundamentais para a tomada de decisões do negócio.
É essencial que todo empreendedor adote o controle financeiro através do fluxo de caixa para a segurança e efetividade de seu negócio.
Conheça o Fórmula Negócio Online, o melhor treinamento para criar o seu negócio na Internet
Quais são seus benefícios
Abaixo, vou listar alguns benefícios que a adoção do Fluxo de Caixa pode trazer para sua empresa.
- Saber e entender a real situação financeira da empresa imediatamente
Em razão de sua simplicidade de aplicação, ele pode te trazer a qualquer momento a situação financeira da empresa, qual o volume de contas a pagar, os recebimentos e o controle de caixa.
- Descobrir os encaixes e desencaixes de valores
É muito importante a visão de quando vamos pagar as contas e quando vamos auferir nossas receitas. Através do Fluxo de Caixa podemos visualizar e equacionar os pagamentos com as datas de recebimentos.
Ex.: Temos que pagar o aluguel do imóvel até o dia 5, após este dia pagamos multa e juros. Porém, nossa receita ocorre somente no dia 10. Isso acarretará em todos os meses o pagamento de juros e multa e afetará nosso resultado. Através da analise do Fluxo de Caixa, podemos trabalhar para antecipar nossos recebimentos ou mesmo negociar uma nova data para o pagamento do aluguel.
- Identificar e combater desperdícios
A adoção do Fluxo do Caixa também vai ajudar a identificar gastos desnecessários, auxiliando a reduzir e otimizar as despesas de seu empreendimento.
- Segurança no controle e tomada de decisões
Através de sua análise e aplicação, conseguimos manter em segurança a saúde financeira de nosso negócio, além de poder tomar as decisões mais acertadas para os rumos do empreendimento.
Como elaborar um Fluxo de Caixa Eficaz
Aqui traremos 4 passos simples para a elaboração do Fluxo de Caixa, que ajudarão a identificar todas as situações favoráveis e as de risco para o seu negócio.
Passo 1 – Plano de Contas
Um plano de contas bem elaborado auxilia muito na confecção da planilha do Fluxo de Caixa. Ele deve ser estruturado contendo categorias e subcategorias de contas.
Com essas categorias, é possível extrair algumas informações úteis do Fluxo, como a Margem de Contribuição, o Lucro Operacional, o Lucro após Investimentos e o Resultado Líquido.
Passo 2 – Separação de contas bancárias e de caixa
Uma boa definição e separação das contas de caixa e bancos favorecem os lançamentos e consequentemente os apontamentos para o Fluxo de Caixa.
Pode-se facilmente detectar falta de recursos em um banco e sobra em outro, podendo rapidamente efetuar a transferência e regularização.
Passo 3 – Um bom sistema
É fundamental a utilização de um sistema de boa qualidade e segurança.
Planilha de Excel, Planilha de gastos e até mesmo planilhas prontas, podem ajudar, mas um sistema interligado, pode trazer maior segurança e confiabilidade às informações.
Passo 4 – Criar uma rotina
Aqui vamos falar de algo importante, pois a efetivação de uma rotina para as anotações de despesas e receitas quando ocorrem e através de qual conta bancária ou caixa, traz um nível de confiabilidade muito grande ao processo.
Analise sempre as Informações
Por ser uma poderosa ferramenta, o fluxo de caixa deve ensejar análise constante, entre elas:
- Comparações com meses anteriores;
- Verificação da evolução da Receita e Despesa;
- Ajustar dias de concentração de Pagamentos /Recebimentos;
- Avaliações constantes e previsões futuras.
Como pudemos ver ao longo deste artigo a elaboração e aplicação do Fluxo de Caixa é uma ferramenta muito importante para o controle financeiro de seu negócio.
Então vamos lá, capriche, faça o melhor e você verá que bons resultados irão surgir. E lembre-se, caso você queira montar seu negócio Online a partir do zero, conheça o treinamento Fórmula Negócio Online, o mais completo passo a passo para o sucesso.
Clique Aqui para conhecer o treinamento
Um forte Abraço